Os primórdios da Aviação na Covilhã

Foi em 1930, por altura das festas de Santiago, que a cidade da Covilhã teve o seu primeiro vislumbre de uma nova era, quando o tenente Aviador Santos Neves, para abrilhantar as Festas da Cidade, por cá apareceu com quatro aviões, um Vicker’s e três Avros. (imagens de http://asasdeferro.blogspot.pt)

Fundação do Aeroclube da Covilhã

Em Julho de 1935, o então Presidente da Câmara procura ajuda oficial junto da Aeronáutica Militar, e do AeroClube de Portugal, para escolha e obtenção de um Aeródromo e em Maio de 1936 a Covilhã, aparece entre as cidades que poderiam e deveriam vir a ter infra-estruturas aeronáuticas.

Em 1943 juntaram-se alguns entusiastas e decidiram criar o Aeroclube da Covilhã, instalando-se numa edificação existente no local do futuro Aérodromo. O seu principal objectivo foi a promoção da formação de pilotos e incentivar a prática do voo e outras actividades aeronáuticas. Esse desígnio continua no presente.

As obras da primeira pista foram feitas ao longo dos anos de 1945 a 1947 e a Escola de Aviação Civil da Covilhã foi aprovada em 1 de Junho de 1946 e 15 dias depois aterra no Aeródromo da Covilhã o primeiro avião, um Havilland DH.82A Tiger Moth com a matricula CS-AAA. Esta mesma aeronave (111/CS-AAA) está actualmente em exposição no Museu do Ar em Sintra.

O hangar foi construído pela Câmara Municipal em 1948 como uma extensão da sede do Aeroclube, melhorando as suas condições e permitindo a realização de novas actividades, e em 1950 o AeroClube da Covilhã aprovou os seus Estatutos.

Inauguração do Aeródromo Municipal da Covilhã apadrinhado por Gago Coutinho (1946)

Os anos D’Ouro do Aeródromo da Covilhã

O Aeródromo da Covilhã (IATA: COV – ICAO: LPCV), que foi considerado como um dos melhores locais para voo a vela da Europa, estava equipado com duas pistas certificadas, uma de betão com 960 metros de extensão e, outra de saibro com 650 metros. A infraestrutura contava ainda com um hangar, guarda, combustíveis e restaurante/bar.

Ao longo dos anos recebeu várias melhorias, como ajudas de rádio, para aproximação à pista, luzes para operação nocturna e luzes de ladeira de aterragem – PAPI (Precision Approach Path Indicator lights) permitindo o serviço da “LAR – Ligações Aéreas Regionais, S.A” com voos regulares para Bragança, Vila Real e Lisboa.

O Aeródromo da Covilhã serviu de base a centenas de actividades promovidas pelo AeroClube da Covilhã, onde se formaram dezenas de pilotos. Criaram-se parcerias com as mais diversas entidades, desde clubes locais a outros aeroclubes nacionais, assim como com a Universidade da Beira Interior, mantendo com a AeroUbi uma parceria de longa data.

Entre outras actividades, o Aeródromo da Covilhã era também utilizado como base para exercícios da Força Aérea e de suporte a meios de combate a incêndios florestais.

Instalações

Pista certificada de administração Pública (Câmara Municipal da Covilhã), dotada de manga de vento, iluminação e marcações de pista, com bar e restaurante, hangar e segurança.

  • Horário – Diurno
  • Transportes – Taxi
  • Combustíveis – Avgás. Super e Oleo a 1 km

Pistas:

Cabeceira(s) Comprimento Superfície
06/24
960 m (3150 ft)
Betão
16/34
650 m (2133 ft)
Saibro

O Fim do Aeródromo da Covilhã

Apesar de todas as opiniões contrárias e petições para a não destruição do Aeródromo da Covilhã, este foi encerrado a 15 de Setembro de 2011, e o AeroClube da Covilhã foi convidado a sair da sua ‘casa’ de há quase 70 anos e procurar um local alternativo, visto que o Aeródromo Municipal da Covilhã iria dar lugar ao “Data Center da PT”.

Com toda esta história e perante a adversidade do encerramento do Aeródromo Municipal da Covilhã, a nossa viagem ficou mais complicada … mas não chegou ao fim!

Aeroclube da Covilhã – Início de um novo Ciclo

Com a colaboração dos nossos associados, simpatizantes e entusiastas, não desistimos, não baixamos os braços. Com o trabalho de todos, contamos já com 4 espaços distintos para a pratica de actividades aeronáuticas.

Descolagem de Parapente

Sede do Aeroclube da Covilhã

Pista do Aeroclube da Covilhã

Pista de Aeromodelismo do Terlamonte

A nova Sede ...

Transformamos a antiga Escola Primária da Quinta Branca na nova Sede do Aeroclube da Covilhã.

sede_001

A nova Pista ...

Estamos a trabalhar na construção do Campo de Voo da Quinta Branca, com uma pista de 280 metros (~920 pés), pensada como uma infraestrutura de características simplificadas e custos de manutenção reduzidos.

A construção do campo de voo, passou por diversas etapas, cada uma com os seus problemas e desafios, com paragens e arranques, mas que se aproxima finalmente do seu termino. Brevemente teremos mais novidades.